É uma Pequena Central Hidrelétrica, menor em tamanho e em potência. Conforme classificação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para ser considerada PCH a usina deve ter potência instalada superior a 5.000kW e igual ou inferior a 30.000kW, com área de reservatório de até 13km². A instalação de uma PCH ocorre em pequenos e médios rios e operam a fio d’água ou no máximo com reservatório de regularização diária, gerando energia a partir da água (fonte renovável) com baixo custo operacional e apresentando menores impactos ambientais.
A construção e operação de uma PCH dependem da autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), passando por todas as etapas do processo de licenciamento ambiental,* similar ao exigido para as grandes usinas hidrelétricas.
A escolha do local mais adequado para a construção de uma hidrelétrica deve ser onde seja possível obter o maior desnível para a queda d’água, menores comprimentos de barramento e o mínimo de áreas alagadas. O arranjo das estruturas no aproveitamento hidrelétrico depende basicamente dos aspectos topográficos, geológicos e geotécnicos do sítio. Destacam-se também as características ambientais do local, que são importantes na definição do arranjo geral do aproveitamento.