As áreas de preservação permanente fornecem refúgio para os animais, contribuem na alimentação e reprodução da fauna, uma vez que ao melhorarem a qualidade da água, melhoram também as condições de desenvolvimento da flora subaquática.
Além desses benefícios, esses empreendimentos ascendem a economia local e regional, aliada a geração de novas oportunidades de emprego e ao acréscimo do nível de consumo, incrementam na arrecadação de impostos para os estados e municípios, impulsionam o desenvolvimento das atividades de turismo e lazer e contribuem para manutenção do preço da energia para o consumidor. Os reservatórios das hidrelétricas favorecem a piscicultura (é um dos ramos da aquicultura, que desenvolve o cultivo de peixes e outros organismos aquáticos) gerando oportunidades e novas receitas para os produtores rurais.
Benefícios destes tipos de empreendimentos
As hidrelétricas têm como maior benefício a utilização de água para geração de energia elétrica, por se tratar de uma fonte eficiente, limpa e renovável.
A instalação de uma PCH, CGH e UHE resultam em menores impactos ambientais, contribuindo para a conservação e recuperação do meio ambiente, onde podemos citar como exemplos o controle de cheias, retenção de detritos e limpeza do rio, retenção de erosão, irrigação, criação e controle de áreas de preservação permanente (conhecidas como APPs), proteção das matas ciliares e menor volume de poluentes atmosféricos; que se comparado a outras unidades fornecedoras de energia, como por exemplo, a operação de usinas termelétricas, (que geram energia a partir da queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o óleo diesel), perceberemos claramente estas vantagens.
Programa de Educação Ambiental
O programa de Educação Ambiental tem por objetivo geral promover a sensibilização dos trabalhadores envolvidos com o empreendimento para a conservação ambiental no desenvolvimento de suas funções no empreendimento, e da população do estorno para conservação do patrimônio natural. Tem por objetivo específicos:
Contribuir com a preservação e minimização dos impactos ambientais
Sensibilizar e conscientizar os trabalhadores sobre o procedimento ambientalmente adequados relacionados à operação, à saúde e segurança do trabalho e às comunidades vizinhas.
Orientar os trabalhadores nas questões comportamentais frente ao meio ambiente como manejo de fauna flora, segurança do trabalho, proteção dos recursos hídricos, relação com a comunidade e manejo de resíduos.
Contribuir, através de capacitação como palestras e oficinas, para formação de um processo para a criação de mentalidades baseada na conservação dos recursos naturais. (Potencial Hidroambiental e Projetos)
Programa de Controle de Processos Erosivos
O programa de Controle dos Processos Erosivos tem por objetivo geral conservar os potenciais produtivos das terras nas áreas de influência das PCHs, CGHs e UHEs, através da análise de agentes motivadores da ocorrência de processos erosivos, visando uma avaliação diagnostica dos fatores causadores do fenômeno e do prognóstico da susceptibilidade dos terrenos a erosão e escorregamento.
Tem por objetivo específicos:
Evitar surgimento de focos de processos erosivos dos solos da região do entorno da represa;
Cadastrar e controlar os focos de processo erosivos incidentes;
Evitar o cerramento excessivo de sedimentos para o Rio, evitando assim a contribuição para seu assoreamento. (Potencial Hidroambiental e Projetos, 2022).
Programa de Recuperação de Áreas Degradadas
O programa de recuperação de áreas degradadas tem por objetivo de revegetar todas as áreas das obras de implantação das PCHs CGHs e UHE, no que couber, visando à proteção dos solos e dos corpos hídricos e a reintegração paisagística dessas áreas, buscando atender às exigências da legislação ambiental vigente. Além dos monitoramentos nas áreas são realizadas as marcações dos indivíduos arbóreos para o monitoramento das áreas do PRAD. (Potencial Hidroambiental e Projetos, 2022).